Loucuras de Bielsa: espionagem, granada e faxina
Conhecido por seu temperamento explosivo e métodos pouco convencionais, o técnico Marcelo Bielsa, do Uruguai, tem uma trajetória marcada por episódios que beiram o inacreditável. Nesta sexta-feira (26), às 21h, ele comanda a seleção uruguaia contra a Espanha em partida decisiva pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo.
Antes de ser treinador, Bielsa foi zagueiro de clubes como Newell's Old Boys, Instituto e Argentino de Rosário, na Argentina, até se aposentar no início dos anos 1980. Como técnico, começou no Newell's Old Boys, onde protagonizou algumas de suas primeiras "loucuras".
No início dos anos 1990, após uma goleada de 6 a 0 para o San Lorenzo na estreia da Libertadores, torcedores furiosos cercaram a casa de Bielsa. O técnico apareceu na porta segurando uma granada e ameaçou tirar o pino se eles não fossem embora. A ameaça funcionou, e o Newell's chegou à final daquele torneio, perdendo o título para o São Paulo.
No Leeds United, da Inglaterra, Bielsa ordenou que seus jogadores passassem três horas recolhendo lixo e limpando o centro de treinamento. O objetivo era fazê-los sentir o esforço de um trabalhador comum para comprar um ingresso para o estádio.
Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário. Bielsa assumiu a responsabilidade em entrevista coletiva e admitiu que espionava todos os rivais da competição. O clube foi multado em 200 mil libras pela federação inglesa.
Em outro episódio marcante no Leeds, contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol. O motivo foi que o Leeds havia marcado enquanto um jogador do Villa estava caído no gramado. O empate custou caro e acabou com as chances de acesso naquela temporada, embora o clube tenha conseguido subir à Premier League em 2020.
No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no centro de treinamento. No dia seguinte, o técnico disse em entrevista coletiva que havia apresentado uma denúncia contra si mesmo na polícia pelo ocorrido.
Em 2012, após perder para o modesto Eibar, da terceira divisão espanhola, Bielsa foi ao centro de treinamento do adversário com uma caixa de papelão. Dentro dela, havia papéis, fitas de vídeo e anotações sobre o clube, mostrando que ele havia estudado o time e não o desrespeitado.
Em 2016, Bielsa foi anunciado como técnico da Lazio, na Itália, mas pediu demissão dois dias depois. O motivo foi o não cumprimento de uma promessa da diretoria de contratar reforços.

